top of page
Logo_FDC.png
Buscar
  • contato095911

Aos 35 ainda é tempo de mudar de carreira?


Pesquisas recentes mostram que as pessoas demonstram uma profunda infelicidade com seu trabalho e com sua vida. Nada muito diferente do que pesquisas antigas já revelavam.


As pessoas, mesmo aquelas que dizem gostar do que fazem, não encontram felicidade e “bem-estar” no trabalho. A maioria das pessoas se sentem infelizes com o trabalho que exercem e com a carreira que desenvolvem. Feliz ou infelizmente, a grande maioria das pessoas acaba se acostumando com as situações, por piores que sejam.


O receio das mudanças e uma certa dose de inércia, acabam prevalecendo e as pessoas são levadas a permanecer em empregos que já não despertam paixão ou que não os levarão a lugar algum. Se você não gosta mais do que faz a hora de mudar é agora. Este é o momento. Pode ficar mais difícil se deixar para depois.


Agora é a hora de fazer a escolha; mudar ou não de função, cargo, empresa? Tirar o pé ou pisar fundo? Vida dura em presencial na grande cidade ou viver em home working na tranquilidade do interior? E por que não trabalhar por conta própria?


Alguns se questionam e se dão conta que passaram a vida inteira controlando e abafando parte considerável de sua personalidade, percebem que não chegarão mais no cargo dos seus sonhos, mas não reagem. Outros, no entanto, aproveitam o momento e relançam a carreira. Na idade e no momento em que você está ainda se pode pegar uma bifurcação.


Portanto, gaste tempo para fazer um bom balanço da sua carreira, de suas competências e realizações. É hora de tomar um pouco de distância do dia-a-dia da empresa e partir na descoberta das motivações mais profundas, "largar a mala” e refletir sobre o que fazer, tentar reencontrar o prazer que tinha anteriormente, no começo da carreira. Um balanço de competências é uma ferramenta extraordinária para isso.


O balanço é importante para definir quais são os talentos naturais e as competências mais importantes. Testes de avaliação das preferencias comportamentais e de personalidade profissional são fundamentais. Com eles se pode definir em que área e forma de atuação se deve concentrar a carreira, definir objetivos. Por exemplo, as duas alternativas propostas; educação física ou informática e automação, são áreas que exigem comportamento e personalidade profissional diametralmente opostas. É pouco provável que se possa tomar a decisão por uma delas sem ter feito um processo de avaliação e aconselhamento.


Não dá para fazer carreira e ter sucesso fazendo o que não se gosta de fazer. Antes de partir para a mudança faça seu balanço, defina o que gosta e sabe fazer e estabeleça seus objetivos e o seu projeto de vida e de carreira. Agora, para implantar o novo projeto, partir com o "pé direito" na busca dos seus sonhos, dois caminhos são possíveis; romper e começar de novo; ou virar lentamente, passo a passo, na direção do sonhado.


Os dois caminhos podem dar certo, mas, o processo de uma evolução gradual pode ser mais fácil. Para isso busque antes se formar e se desenvolver nas novas competências necessárias. Um curso, uma formação é sempre bem-vinda. Hoje se tem muitas opções, escolas ou faculdades, que oferecem cursos na modalidade EaD, digital. Escolha uma que tenha aulas remotas assíncronas, ou seja, aulas que você possa assistir nos horários mais adequados para você.


Independente se já tem ou não uma formação superior seria interessante fazer um curso que lhe dê um diploma, uma certificação profissional. Isto pode facilitar a entrada no mercado de trabalho do novo setor. Opte por uma formação de tecnólogo, mais curta, em princípio de quatro semestres, mesmo que depois possa continuar por mais dois anos para ter uma titulação maior.


Dessa forma, em até dois anos você já pode pleitear uma oportunidade. Não se restrinja ao curso. Aproveite cada momento livre para buscar se informar e participar do novo mercado de trabalho. Participe de eventos, feiras, palestras ligadas a nova profissão. Pesquise na internet, entre em sites de empresas do ramo. Acesse profissionais da área através das redes sociais. Se informe sobre a carreira deles, como entraram para esse mercado, como atuam, quais são as possibilidades e oportunidades.


Nesse novo mundo as redes sociais facilitam tudo. Não espere se formar para começar a buscar oportunidades ou começar a atuar. Proponha-se a atuar de forma voluntária, gratuita para poder aplicar o que aprendeu. Use as novas competências atuando em projetos voluntários, ou com os amigos e familiares. Divulgue seu projeto e seus objetivos. Conte para todo mundo o que você está buscando. Peça ajuda e conselho. Esteja disponível e proativo.


Mais cedo ou mais tarde uma chance vai aparecer. Agarre-a com unhas e dentes. Pode ainda não ser a oportunidade tão sonhada. Não importa. A partir desse primeiro degrau você vai conseguir subir a escada inteira. Não tenha medo de fracassar. Errar faz parte do aprendizado.


Todos aqueles profissionais que tem carreiras de sucesso, em algum momento, de alguma forma, passaram por situações difíceis em que as coisas não deram certo. O que eles fizeram foi tentar de novo, continuar. Portanto, se não der certo da primeira vez, insista, persista, continue tentando até dar certo.


Mas preste atenção, existem duas armadilhas a serem evitadas; se autoflagelar afundando-se em culpas ou jogar toda a responsabilidade nos ombros dos outros ou da situação política e econômica. É importante que você descubra a causa do fracasso e consiga se preparar para evita-la nas próximas oportunidades.


Finalmente, vale ressaltar que para ter sucesso na carreira as competências técnicas não são suficientes. Agora é preciso saber controlar as emoções, desenvolver empatia, compreender os outros, saber convencer, passar mensagens, e antecipar. Claro, é também preciso saber construir uma rede de contatos.


Vá em frente, sua idade atual é, na verdade, definitivamente, o momento em que se tem o maior valor para o mercado de trabalho; a fusão de conhecimento, experiência e ambição.


Gilberto Guimarães

Comments


Ativo 5.png
Ativo 6.png

Parceiro

Ativo 8.png
Ativo 9.png
whatsapp.png
linkedin.png
youtube.png

Farol de Carreira. Todos os direitos reservados

bottom of page