O que um campeonato de futebol pode ensinar sobre agilidade?
Por Fernanda Marinho
O mundo da bola tem muito mais relação com o mundo ágil do que se imagina... Quer ver?
O Futebol, esporte mais praticado pelos brasileiros e difundido mundo afora, é um espetáculo à parte, clubes tradicionais, investimentos estrangeiros, transações milionárias de jogadores, patrocínios, inovação, talentos, gols, amor à camisa, competição, emoção, a busca por títulos e uma receita em torno de US$ 300 bilhões (2020, Sports Value), encanta fãs e torcedores movidos por uma paixão.
A agilidade, incorporada à dinâmica da nova economia, vêm sendo cada vez mais absorvida no ambiente organizacional com pilares e princípios próprios, inspirados no sistema de produção Lean Manufacturing, e foi desenvolvida no intuito de ampliar o foco na execução de projetos, lidar com a incerteza e a volatilidade do mundo VUCA, contribuindo com maior execução e experimentação. Com pouco mais de vinte anos de Manifesto Ágil, surgido no intento de harmonizar as diferentes abordagens desenvolvidas ao longo do tempo para desenvolvimento de software e hoje abraçando projetos de negócio e impactando a cultura organizacional como um todo. O framework Scrum é o mais conhecido, adotado por cerca de 58% das organizações e é que vamos conhecer como paralelo.
Como podemos correlacionar esses dois mundos aparentemente tão distantes?
A Visão e o Ciclo Adaptativo de Projeto
A cada fim de temporada os clubes já se preparam para uma nova com ambições para o ano, patrocínios, contratações, lançamento de novos talentos, pré-temporada... Uma visão é construída acerca de onde se deseja chegar com duas variáveis fixas, assim como no mundo ágil: orçamento e prazo, que segue o calendário dos campeonatos e condições realistas das posições a serem galgadas pelo clubes. Vamos imaginar um campeonato como o Brasileiro, por pontos corridos e guardando as devidas proporções nessa analogia.
Os Valores do Manifesto Ágil
O Manifesto valoriza indivíduos e interações, mais que processos e ferramentas; software em funcionamento é mais importante que o detalhamento de documentação; colaborar com o cliente mais que negociar contratos e ter a capacidade de responder rapidamente às mudanças. São aspectos extremamente valorizados no Futebol:
Adaptabilidade em resposta à mudança – Requer que o time se adapte à dinâmica do jogo, além do planejado, escalação do time adversário, performance, contusões e resultados adversos.
Colaboração – A força do conjunto é o que promove a vitória em uma partida de futebol, o sucesso do projeto é de todos, os louros não são do técnico ou da estrela do time, mas da harmonia de uma equipe em que cada membro executou o papel que lhe foi atribuído.
Comunicação – Dentro e fora de campo são fundamentais para promover o alinhamento técnico, o entrosamento nas interações e o engajamento do time.
Os Atores e seus Papeis
O espetáculo de futebol vai muito além da partida, os jogadores são os protagonistas, porém cada papel é fundamental, assim como na mentalidade ágil.
O Patrocinador define os objetivos a serem alcançados no projeto, libera recursos, viabiliza a iniciativa na organização. No futebol, é a direção em conjunto com investidores e patrocinadores do clube quem definem os objetivos para o ano.
O Treinador faz as vezes do Product Owner, responsável por garantir que o time alcançará os resultados esperados para a temporada e ganhe títulos, alinhar os objetivos, planejar a atuação do time rodada à rodada. E por vezes de Scrum Master, quando apoia o time para que tenham disciplina tática e posicionamento, e apoia na remoção de impedimentos que impactam o desempenho no jogo.
A Squad é formada pelos Jogadores, assim como no mundo ágil, quando está em campo, o time é auto organizável, cada jogador assume uma posição e uma missão a ser cumprida em prol do objetivo final, que neste caso é ganhar o jogo, e aplica seus talentos e competências para extrair o melhor resultado possível. O artilheiro não gera resultado sozinho.
Há diversos Stakeholders envolvidos direta ou indiretamente como a diretoria do clube, torcedores, investidores, patrocinadores, empresários, mídia, redes sociais, adversários e todo o ecossistema. O grande Consumidor do espetáculo é o Torcedor, que acompanha jogos, cria expectativas, vibra, se emociona e torce. Partidas competitivas, com talento, emoção, de alto nível, promovem audiência, aumento no consumo, movimentação das redes sociais, mídias, etc.
Um Ciclo Iterativo – com cerimônias, artefatos e colaboração
Assim como no Scrum, em que o ciclo de desenvolvimento de produtos é contínuo - a cada Sprint (ciclo que dura de 1 a 4 semanas) um novo objetivo é definido, atividades são priorizadas para testar rapidamente a aderência do produto ao mercado; em um campeonato de futebol, uma partida não define o campeão, porém permite que o clube acumule pontos, ajuste o esquema tático, desenvolva o entrosamento, amplie a performance e ganhe ritmo de jogo. Os resultados são medidos e monitorados, para que gerem aprendizado para as próximas partidas.
Para a atuação do clube durante a temporada, o treinador define o product backlog – seus requisitos, planejamento, a materialização dos objetivos a serem conquistados ao longo da temporada, considerando todos os campeonatos a serem disputados. Sendo priorizados a cada Sprint, o que deverá ser executado pelo time – a sprint backlog.
A semana de preparação Pré-jogo é equivalente à Sprint, treinamento durante a semana, estudar o adversário, definir estratégias, ensaiar jogadas e ganhar preparo físico. O Planejamento da Sprint é o planejamento do treinador com o elenco para vencer o próximo jogo e as reuniões diárias, as sessões de trabalho de alinhamento e progresso do time. A cada treino a equipe vai se preparando para alcançar seus objetivos para a partida. Na execução de projetos, as squads focam na execução do planejamento, de forma autônoma, mas integrada.
A Sprint Review, é o momento em que a nova funcionalidade está pronta para ser revisada, verificada pelo product owner e passar pelos ajustes finais, assim é o time quando faz seu último treino antes do jogo e aguarda os momentos finais para a preleção do treinador. Uma vez aprovado, o produto está pronto para ser lançado e o time preparado para a partida.
Assim o produto/funcionalidade está pronto para Release e lançamento à mercado, ter sua validação perante ao cliente e metrificação de se desempenho para ajustes e captura de insights, e o espetáculo da bola prestes a começar. Hora de testar se todas as premissas e planos definidos tem aderência, perceber o adversário, as dinâmicas externas, o desempenho dos jogadores e o atendimento das expectativas. É em campo, que o time demonstra sua capacidade de execução e atuação perante às adversidades do adversário. A busca é pelo resultado, bola na rede, ver seu torcedor feliz e somar mais pontos que trarão vantagem no campeonato.
No pós-jogo, assim como a Retrospectiva da Sprint, o foco é no aprendizado, o Treinador nesse momento apoia o time no feedback do desempenho, debate o que fizeram bem, o que poderiam fazer melhor e inserem novas ideias visando a próxima Sprint ou a próxima rodada, com um novo desafio, um novos adversário, novas restrições e adaptações mas mantendo a visão inicial de vencer o campeonato. Assim, a dinâmica da Sprint é avaliada pela squad e demais membros para que haja um aprendizado e melhoria contínuos.
A cada nova Sprint novas funcionalidades são desenvolvidas, priorizando cada etapa da evolução de um produto, que busca como objetivo final o atendimento de uma dor ou desejo do cliente, de forma economicamente viável – a visão é preservada, entretanto, o escopo se adapta. Assim como, a cada rodada, uma nova versão do time com ajustes pode ir para jogo com sistema tático ajustado, escalação e aprendizados, mas com a visão clara de ganhar o campeonato, atendendo às ambições de patrocinadores e investidores, encantando seus torcedores e impulsionando a paixão pelo esporte.
As competências e dinâmicas apresentadas pelos dois grupos também se estendem ao mundo organizacional como um todo, principalmente diante de tantas mudanças e incertezas.
Quer saber se está pronto (a) para esta realidade? Escreva para nós!
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