top of page
Logo_FDC.png
Buscar
  • contato095911

Coluna no foco do Farol


Sucesso na carreira no mundo transformado pela pandemia reforça a importância do autoconhecimento


Por Edna Bedani


“Não importa o que a vida fez de você, o que realmente importa é o que você faz com o que a vida fez de você.” Jean Paul Sartre


O momento atual caracterizado por mudanças exponenciais ainda não experienciadas pelo ser humano, iniciadas pela aceleração do avanço tecnológico que facilitou e agilizou o acesso à informação por vários meios de comunicação, possibilitando novas fontes de conhecimento e nos obrigando a desenvolver habilidades comportamentais, principalmente a capacidade de selecionar rapidamente quais informações precisamos absorver em nossa jornada, para obter sucesso em nossas realizações. Mudanças estas aceleradas pela pandemia ocasionada pelo Covid19.


Vivenciamos situações jamais imaginadas, provocando reflexões diárias sobre “o que estava e está acontecendo no mundo, bem como com as pessoas ao nosso redor e conosco”, neste tripé́ “mundo, pessoas ao nosso redor e nós “, precisamos ter a clareza que infelizmente não temos gestão sobre como o mundo se comporta com relação ao que acontece, muito menos em como as pessoas que estão ao nosso redor se comportam frente aos acontecimentos no mundo e os impactos nelas, mas nós temos total condição de refletir e tomar decisões sobre o que está acontecendo com nós mesmos, sobre nossas ações. Para esta tomada de decisão o autoconhecimento é fundamental, quanto mais conhecemos a nós mesmos, nosso jeito de ser, nossos pontos fortes e como nos relacionamos com os estímulos e fatos do ambiente, mais temos confiança e autonomia para definir como enfrentar as situações que surgem em nossas vidas e tomar decisões mais assertivas.


O autoconhecimento é uma ferramenta poderosa, visto que as mudanças são uma oportunidade para crescimento e aprendizagem individual. Este processo de reflexão e busca continua para entendermos a nós mesmos, conhecer nossos pontos fortes e utilizá-los a nosso favor é um dos caminhos para o sucesso na carreira, nos permite assumir o protagonismo por nossas escolhas e utilizar o nosso melhor em nossas realizações.


O aconselhamento de carreira é um processo que possibilita revisitar e utilizar nossa experiência profissional e nossos aprendizados, para conhecer as nossas potencialidades, nossas competências profissionais que se destacam como pontos fortes e diferenciais, bem como nossas preferências pessoais. Nos apoia a identificar as necessidades do mercado de trabalho do nosso interesse, com foco no que as empresas procuram e necessitam para seu sucesso nos negócios. Desta forma, o aconselhamento possibilita um alinhamento entre o nosso perfil, interesses e preferências pessoais e o que as empresas procuram, para uma oferta mais assertiva.


É importante refletirmos sobre quem somos, o que temos a oferecer e o que precisamos para dar o próximo passo em nossa jornada profissional, o que exige um interesse genuíno em si mesmo, em se autoconhecer, em estar disposto a mudar a forma de fazer, adequar as necessidades do que queremos, com foco em se autodesenvolver e fazer acontecer.


Sabemos que o momento atual repleto de incertezas, incomoda, assusta e gera ansiedade e muita insegurança, principalmente quando pensamos em nossa atuação profissional, como fonte de renda para suportar financeiramente outras áreas de nossas vidas. Preocupar-se com a carreira é importante e inevitável, tendemos a buscar situações mais familiares, que nos deixam mais confortáveis com o que podemos oferecer e o que exigem de nós. O momento atual provoca grandes reflexões, um olhar mais focado nos interesses pessoais, o que permite e viabiliza a um olhar diferente para a mudança de carreira, afinal mudanças trazem incertezas, mas também oportunidades para fazermos algo diferente e mais alinhado com nosso “jeito de ser” com o que valorizamos e reconhecemos ser nosso “talento humano”.


Refletir sobre carreira envolve pensar sobre o que fazer com o momento profissional, pode-se escolher ficar onde está ou seguir para outro lugar, como saber e fazer a escolha certa? O que será que é preciso fazer para estar feliz com a atuação profissional e obter sucesso? São perguntas muito comuns ao refletir sobre carreira em momentos de mudanças e instabilidade, os quais requerem muita reflexão e cautela para fazer escolhas coerentes com o nosso “jeito de ser”, ou seja, “poder atuar com nossa melhor versão humana”, colocando nossos talentos em ação.


O aconselhamento de carreira é uma ferramenta poderosa para apoiar esta jornada de tomada de decisão de forma coerente, transparente e realista. É um processo que atua diretamente no direcionamento e construção de uma carreira solida e alinhada com nossos interesses, nos orienta e dá suporte para nossas decisões, possibilitando também muito aprendizado com nossa vivência e experiência profissional e de vida, que muitas vezes nos inspiram muito e promovem a confiança de que é possível conquistar o que queremos, o que nos impede de se acomodar, voltar ou criar uma “zona de conforto” e impulsiona para a realização.


É um processo que depende muito da sinergia e empatia entre o conselheiro e o aconselhado, por isto a importância de saber escolher o profissional mais adequado para conduzir este projeto de vida e carreira com você. Infelizmente não conseguimos escapar das mudanças e incertezas geradas por elas, mas podemos enfrentar as incertezas mais fortes e confiantes, com um aconselhamento de carreira adequado que nos apoie no processo de autoconhecimento e na elaboração de um plano de ação de desenvolvimento bem definido, aderente ao mercado de trabalho de interesse e flexível para os acertos necessários durante a jornada.


Conheça e seja sua melhor versão pessoal e profissional e faça escolhas mais assertivas e aderentes aos seus interesses, através do aconselhamento de um profissional especialista e experiente.


Ativo 5.png
Ativo 6.png

Parceiro

Ativo 8.png
Ativo 9.png
whatsapp.png
linkedin.png
youtube.png

Farol de Carreira. Todos os direitos reservados

bottom of page