Por que é tão difícil liderar uma equipe?
Por Gilberto Guimarães
Liderança é essencial. Líderes fazem a diferença. Liderar não é mandar. Liderar é assumir a responsabilidade por todos e ser percebido por cada um dos liderados como aquele que vai permitir que cada um atinja seus próprios objetivos, através dele. Liderança é confiança mútua. É responsabilidade compartilhada entre líder e sua equipe. Na nova estrutura organizacional o líder é como um maestro de uma sinfônica que precisa liderar especialistas, definir e transmitir sua visão, fixar metas, mobilizar e incentivar. Mandar nunca mais. Ele não precisa ser o melhor músico, nem o virtuose. O líder já não impõe o poder. O trabalho do líder é conseguir trazer antagônicos para a sinergia, motivá-los a serem cooperativos e produtivos. O desafio do líder é fazer especialistas solitários trabalharem produtivamente em equipes montadas segundo as complementaridades e necessidades das competências e preferências. É ajudar a criar a inovação e implantar as mudanças. Para criar o novo é preciso encerrar o velho, desestabilizar, perturbar, e fazer a “destruição criativa”. Liderar é influenciar e mobilizar as pessoas, para que desenvolvam motivação para fazer o que deve ser feito, com vontade e o máximo de seu potencial, para atingir os objetivos compartilhados fixados.
Uma longa lista de características e competências define um líder eficaz: visão para o futuro, capacidade de execução, caráter pessoal, ser estrategista, ter capacidade de inovar, de criar equipes, de gerenciar projetos, de controlar pessoas, ter bom-senso, inteligência emocional, além de outros fatores. Fala-se também muito em estilo e carisma. Liderança inspira e empolga, mas é importante também que o líder tenha consciência que liderança é responsabilidade. Não podem ser permissivos nem culpar os outros. Líderes eficazes assumem a responsabilidade final e não temem os subordinados. Eles os encorajam e incentivam. Líderes valorizam sua equipe e cercam-se de pessoas independentes e autoconfiantes. Liderança é confiança e respeito. Segundo Drucker, o líder eficaz sabe que a tarefa suprema da liderança é a criação de um significado que justifique e valorize cada ação, cada objetivo, todo e qualquer trabalho.
Liderar é ter coragem de tomar decisões, escolher os melhores e descartar opções inadequadas. É estar atento, aprender a se antecipar aos acontecimentos, saber ouvir, planejar. É formar e desenvolver equipes e talentos, permitindo que as pessoas tenham liberdade para atuar e para estabelecer seus métodos de trabalho e permitir que sintam que seu trabalho tem um significado e que elas são úteis e importantes. Líderes positivos e flexíveis acreditam nas pessoas como chave do sucesso, aceitam e perdoam erros, pois sabem que o medo atrofia a criatividade e o espírito inovador. Líderes positivos estabelecem padrões e expectativas bem altas, acompanhando de perto seu atingimento, mas reconhecem e agradecem quando sua equipe tem um desempenho excepcional. Eles também sabem que devem se tornar a principal fonte de inspiração e admiração de sua equipe.
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