top of page
Logo_FDC.png
Buscar
  • contato095911

Coluna no foco do Farol




Salário, dinheiro, dívidas: temas sensíveis que precisam fazer parte da nossa rotina

Por Mayara Nunez


Salário, pretensão salarial, dinheiro, dívidas e contas são temas sensíveis e muitas vezes difíceis, mas precisam fazer parte da nossa rotina.

__________________________________________________________________________________


Minha primeira experiência profissional foi como estagiária em um hotel, com bolsa-auxílio de R$ 200,00 e a mensalidade da faculdade de R$ 650,00. Sem precisar fazer contas é fácil concluir que eu não me mantinha. Felizmente, minha mãe tinha condições de me apoiar e eu contribuía com um valor quase simbólico.


Então por vários meses economizei muito e lembro até hoje a satisfação ao dizer para ela que naquele mês eu pagaria a faculdade sozinha! Ela ficou orgulhosa, mesmo tendo continuado a pagar todos os outros meses seguintes.


Fui finalmente efetivada e isso simbolizou muitas conquistas, aprendizados e claro, mais dinheiro para assumir a faculdade. Foi também o momento de descobrir que o valor da nova remuneração não era o mesmo que caia na minha conta no final do mês, fui apresentada ao salário líquido!

Salário líquido é o valor recebido após descontos na remuneração (salário bruto). INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e o IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte) são descontos obrigatórios por lei. Há ainda benefícios como alimentação, refeição, vale transporte, convênio médico, previdência privada entre outros que poderão ser descontados, desde que alinhados previamente, e consideram os acordos com as convenções coletivas de cada segmento.


O INSS é considerado um benefício pois garante: auxílio-doença, salário-maternidade, aposentadoria, pensão para dependentes em situações diversas entre outros. O IRRF é uma obrigação dos cidadãos. Ambos possuem tabelas específicas (atualizadas anualmente) com percentuais e formas de cálculos a depender do valor do salário bruto. O total de descontos não pode ultrapassar 30% do salário bruto. Em buscas na internet é possível localizar sites e ferramentas que calculam o salário líquido.


Salário, pretensão salarial, dinheiro, dívidas e contas são temas sensíveis e muitas vezes difíceis, mas que precisam fazer parte da nossa rotina. Dois pilares apoiam nesse processo: informação -leia, pesquise e converse sobre esses assuntos - e autoconhecimento - o que busca, o que precisa e como funciona para você-.


O processo de aconselhamento de carreira considera o que é pertinente e faz sentido no seu projeto de vida e carreira, para que em cada mês você vivencie a satisfação de assumir a responsabilidade pela própria carreira.


Comments


Ativo 5.png
Ativo 6.png

Parceiro

Ativo 8.png
Ativo 9.png
whatsapp.png
linkedin.png
youtube.png

Farol de Carreira. Todos os direitos reservados

bottom of page