top of page
Logo_FDC.png
Buscar
  • contato095911

Coluna no foco do Farol


Arrependimentos na carreira e o que a história nos ensina

Por Mayara Nunez


Durante o processo de Aconselhamento de Carreira é comum ouvir queixas como “precisaria ter começado o inglês antes”, “já era para eu ter aprendido Excel”, “deveria ter aceitado aquela proposta de emprego”. Principalmente em momentos de insatisfação e busca de novas oportunidades de trabalho você também já deve ter ouvido ou falado essas frases.


E como somos excelentes em auto reprovação estou aqui para te defender, não é justo julgar o passado com o conhecimento, experiências e trajetória de hoje. Depois do ocorrido temos muita clareza, mas na época não. O Eu de 20 anos tinha desafios, limitações e bagagens diferentes do seu Eu de 35 anos.


Sei que você ainda não se convenceu, por isso proponho um paralelo. Segundo o historiador Leandro Karnal, ao estudar a História considera-se um erro analisar os fatos do resultado para trás, o que chamam de teleologia. Ou seja, buscar no passado o que resultou o agora. Ao invés disso, o correto é aprender a analisar os fatos.


A História não anuncia o que acontecerá, assim como em nossas carreiras. Vale enfatizar que além de nossas ações temos o impacto de influências externas – economia, cultura, política, sociedade...-. O que precisamos é ponderar o passado, pensar no presente e nos preparamos para o futuro, compartilho como você pode fazer isso:



▬ Conheça e valorize sua trajetória e conquistas profissionais.

▬ Invista no autoconhecimento: tenha clareza de seus valores, interesses, pontos fortes e a desenvolver.

▬ Explore o mercado de trabalho e defina seu objetivo profissional. Isso indicará as possibilidades de atuação, desenvolvimentos necessários e caminhos a percorrer.

▬ Estabeleça sua marca pessoal e fortaleça sua rede de contatos.

▬ Crie uma rotina de estudos, atualizações e aprendizados. Considere sua área de atuação e saiba também o que está acontecendo ao seu redor.

▬ Elabore seu projeto profissional e planos de ação que possibilitarão alcançar os objetivos definidos.

▬ Aceite mudanças de rotas, erros e acertos. Eles acontecerão, e investir e agir na sua carreira trarão a clareza, consciência e segurança de que em cada momento, com as informações e recursos disponíveis, você tomou as melhores decisões.


Seja gentil com você, com suas escolhas e trajetória, e como um professor me disse certa vez “Nunca é tarde demais, quanto antes melhor!”.




Comments


Ativo 5.png
Ativo 6.png

Parceiro

Ativo 8.png
Ativo 9.png
whatsapp.png
linkedin.png
youtube.png

Farol de Carreira. Todos os direitos reservados

bottom of page