Como montar uma equipe de alto desempenho
Por Gilberto Guimarães
O que precisa ser conseguido na montagem de uma equipe é criar a sinergia do grupo, ou seja, que talentos e competências individuais se somem para que o resultado da ação conjunta seja superior à atuação de cada um dos indivíduos.
Os líderes eficazes sabem identificar, construir e envolver profissionais para obter resultados. Os líderes gestores de talentos sabem identificar pessoas com habilidades necessárias, atraí-las, engajá-las e motivá-las para que deem o melhor de si. Sabem também montar equipes de alta performance.
O que você precisa conseguir para montar uma equipe é criar a sinergia do grupo, ou seja, somar talentos e competências individuais para que o resultado da ação conjunta seja superior à atuação de cada um dos indivíduos. Para isso não basta juntar os melhores talentos individuais. Aliás, na maioria das vezes, equipes de “estrelas” têm problemas de funcionamento e gastam muito mais tempo para tomar decisões e fazer escolhas, com cada um tentando persuadir os outros membros a adotarem seus pontos de vista e apontando a fragilidade dos argumentos alheios. Normalmente, as “estrelas” se mantêm fiéis às suas formas de atuação, ideias e convicções, sem levar em conta os parceiros, tornando impossível a sinergia e uma liderança adequada.
A escolha correta deve se basear nas habilidades complementares para ocorrer sinergia e na capacidade de cada indivíduo de contribuir para alcançar as metas e os objetivos do projeto. As equipes devem ser estruturadas levando em consideração os perfis ou tendências pessoais e a personalidade dos indivíduos. A formação de boas equipes exige seleção minuciosa, que não seja eventual, mas uma tarefa contínua e permanente.
Finalmente, equipes de alta performance precisam ter liberdade para atuar e estabelecer seus métodos de trabalho para se tornarem capazes de executar suas tarefas e atingir suas metas. Sempre motivadas por um sentimento de poder agir com liberdade e de tomar decisões, são compostas por pessoas comprometidas, com responsabilidade e disponibilidade para reconhecer problemas e desenvolver soluções. Isso depende sempre do estilo de liderança. Os líderes que formam as melhores equipes são os flexíveis, os que acreditam nas pessoas, tolerantes a erros, pois o medo de errar atrofia a criatividade e o espírito inovador do grupo. Para tal, o líder deve:
Saber comunicar;
Criar uma conexão;
Garantir que as pessoas tenham as competências necessárias;
Prover os recursos necessários;
Mobilizar as pessoas.
Comments